
Sobre o Jogo
No mundo de Ar Ciel, a região de Reyvateil está sendo ameaçada por uma epidemia que está matando os cidadãos. Um cavaleiro do Grand Bell, Croix, é enviado para lá para lidar com a epidemia. O povo de Metafalsos, liderado pelo Grand Bell, se rebelde contra a deusa que controla o mundo, a fim de alcançar seu sonho e criar uma utopia cantando uma música na língua hino, chamada Metafalica - como diz a lenda.
Melody of Metafalica é um RPG, assim como seu antecessor, Melody of Elemia, que ocorre um ano e meio depois. É a segunda parte da série AR Tonelico. As seqüências de batalha baseadas em turnos dos encontros aleatórios inimigos são divididos em duas fases. No primeiro, ataque, os diferentes personagens podem realizar vários ataques até que um medidor de tempo acabasse. Quando há um reyvateil no partido, um membro da corrida que pode exercer magia transformando sons em energia, os jogadores podem determinar qual mágica usar e o momento para libertá -la. Na segunda fase, defender, os inimigos têm a oportunidade de atacar e atingirão o (até dois) Reyvateil, que estão cantando no fundo da festa. Os outros personagens devem então defender, cronometrando os movimentos defensivos. A eficácia dos ataques também é frequentemente determinada pelo quão bem os ataques são sincronizados com os pedidos do Reyvateil.
O jogo é amplamente centrado nas heroínas femininas e contém um sistema de mergulho onde Croix pode mergulhar na mente (cosmofferas) de certos reyvateils para conhecer seus sentimentos e emoções. Esse elemento de jogo se desenrola com elementos de estilo de namoro pesados em texto, onde as escolhas podem alterar a história e também é o sistema pelo qual a nova música Magic é criada. O mergulho só pode ser feito com os três personagens principais do jogo e Croix precisa se comprometer com um, não é possível pular entre eles. O novo Reyvateil "Evil" pode ser convertido usando o sistema de mergulho e depois eles contribuirão para o partido. Eles são equipados através de um slot de itens adicional que afeta um personagem por meios ofensivos ou defensivos.