
Sobre o Jogo
Dragon Quest é o primeiro videogame de interpretação de papéis (RPG) na franquia Dragon Quest Media. Foi desenvolvido por Chunsoft para o computador da família (ou Famicom para curta) e publicado pela Enix no Japão em 1986 como Dragon Quest e Nintendo em 1989 na América do Norte para o Nintendo Entertainment System (ou NES) como Dragon Warrior. O Dragon Quest foi portado e refeito para várias plataformas de videogame, incluindo MSX, PC-9801, Super Famicom, Game Boy Color, Nintendo 3DS, PlayStation 4 e Mobile Phone. Em jogo, os jogadores controlam um personagem de herói que é acusado de salvar o reino de Alefgard e resgatar sua princesa do Dragonlord do mal. A história de Dragon Warrior se tornou a segunda parte de uma trilogia. Vários outros jogos de anime e mangá, que giravam em torno desse enredo abrangente foram criados.
Dragon Quest foi criado por Yuji Horii, que se inspirou em jogos anteriores de interpretação de papéis, como Wizardry, Ultima, e seu próprio título de 1983, o caso de assassinato em série de Portopia. Horii queria criar um RPG que atraísse um amplo público de pessoas que não estavam familiarizadas com o gênero de videogames em geral. Ele tentou colocar uma ênfase maior na narrativa e no envolvimento emocional, além de simplificar a interface e expor o gênero de computador principalmente ocidental ao mercado de console japonês. O artista de mangá e criador de bola de dragão, Akira Toriyama, produziu a arte do jogo e Koichi Sugiyama compôs sua música. A versão norte-americana apresentou inúmeras alterações, incluindo jogos de salvamento RAM com bateria (em vez de usar um sistema de salvar senha), sprites de caracteres modificados e diálogo pseudo-elizabetano em inglês.
A Dragon Quest teve sucesso comercial no Japão, com mais de 2 milhões de cópias vendidas. Seu lançamento como Dragon Warrior na América do Norte e outros países ocidentais foi recebido de maneira menos favoravelmente. Mais tarde, os críticos ocidentais observaram as deficiências do jogo, mas reconheceram sua importância para o gênero. Seu script inglês original em inglês foi elogiado em muitas dessas revisões. Os hacks de ROM feitos por fãs foram lançados com mudanças substanciais no jogo. Os efeitos sonoros do jogo também foram orquestrados e sua música foi tocada em vários shows. Como um todo, o Dragon Warrior foi creditado por estabelecer o modelo básico para os RPGs de console japonês que se seguiram.