Sobre o Jogo

Panzer Dragoon Saga é um videogame de interpretação de papéis de 1998 (RPG) publicado pela Sega e desenvolvido pela equipe Andromeda para o Sega Saturno. Ele se afasta da jogabilidade linear de atiradores de trilhos da série Panzer Dragoon, introduzindo elementos tradicionais de RPG, como encontros aleatórios, batalhas baseadas em semi-turbn e exploração de roaming livre. O jogador controla Edge, um jovem mercenário que monta um dragão poderoso e encontra uma garota misteriosa de uma civilização desaparecida.

O desenvolvimento começou no início de 1995, ao lado de Panzer Dragoon II Zwei (1996). A Sega sentiu que um RPG era fundamental para ter sucesso contra o PlayStation e queria competir com Final Fantasy VII. O jogo passou por um processo árduo de desenvolvimento. Grande parte do desafio veio de incorporar os elementos de tiro da série em um RPG com gráficos completos de computadores 3D e dublagem; Ambos eram características incomuns nos RPGs na época e empurraram o Saturno aos seus limites técnicos. Dois membros da equipe morreram durante o desenvolvimento, o diretor Yukio Futatsugi atribuiu às condições estressantes de trabalho da indústria de videogames.

O Panzer Dragoon Saga é o jogo de Saturno mais aclamado pela crítica e é frequentemente listado como um dos melhores jogos de todos os tempos; Ganhou elogios particulares por sua história, gráficos e combate. No entanto, o jogo sofreu um lançamento limitado no oeste, pois a Sega havia mudado o foco para o seu console do Dreamcast, e as vendas em todo o mundo eram ruins. Não foi relançado e cópias em inglês são vendidas por preços altos. Após seu lançamento, a SEGA dissolveu a equipe Andromeda; Vários funcionários se juntaram ao Smilebit Studio da Sega e desenvolveram o jogo final da série, Panzer Dragoon Orta (2002), para o Xbox.