Super Smash Bros. Brawl

Super Smash Bros. Brawl

2008★ 4.3

Sobre o Jogo

O Super Smash Bros. Brawl é um jogo de luta de plataforma crossover para o Nintendo Wii publicado pela Nintendo em 2008 e a terceira entrada na série Super Smash Bros. Foi desenvolvido por uma equipe de desenvolvimento ad hoc composta por funcionários da Sora Ltd, Artes de Games, Monolith Soft, Hal Laboratory e Paon.

Como as duas parcelas precedentes, o jogo apresenta personagens, locais e itens de várias franquias de videogame da Nintendo, como Mario, The Legend of Zelda ou Kirby. No entanto, Brawl é o primeiro jogo a incluir personagens de franquias de terceiros, como Sonic the Hedgehog ou Solid Snake da Metal Gear Series.

A série Smash Bros. é notável entre os jogos de luta por sua jogabilidade não ortodoxa. Um jogo ocorre em um palco que pode ser comparado a um nível de jogo da plataforma. Em vez de uma barra de saúde, os danos são representados por uma porcentagem. Quando um jogador atinge outro, a porcentagem da vítima aumenta. Quanto maior a porcentagem, mais um jogador será derrubado quando atingido. O objetivo é derrubar outros jogadores da tela usando um conjunto variado de movimentos. Dois a quatro jogadores podem lutar ao mesmo tempo, em uma partida gratuita para todos ou em uma batalha de equipe. Os conjuntos de regras especiais também permitem diferentes condições de vitória.

Os itens aparecem aleatoriamente ao redor do palco e podem ser recolhidos e usados ​​por lutadores para ajudar em combate. Isso inclui comida que cura o usuário, várias armas, como espadas a laser ou lançadores de fogos de artifício, ou mesmo Pokéballs contendo Pokémon poderosos. Brawl também apresenta troféus de assistência, itens que permitem convocar personagens de várias franquias para lutar por eles temporariamente, além de esmagar bolas, que, quando quebradas, permitem que um lutador desencadeie seu ataque final aos seus oponentes. O jogo também suporta conjuntos de regras personalizadas, permitindo que os jogadores desativem os itens, se desejarem.

Brawl é o primeiro jogo da série a incluir uma campanha completa de histórias para um jogador, nomeado o emissário do subespaço. Ele apresenta todos os personagens jogáveis ​​no meio de um conflito contra uma entidade misteriosa que procura coletar peças de seu mundo por uma razão desconhecida. O jogador luta contra inimigos em uma infinidade de níveis de plataforma. Foi também o primeiro jogo a permitir jogo on -line com amigos ou jogadores aleatórios. Esse recurso não está mais disponível devido à descontinuação do serviço on -line do Wii em maio de 2014

O Super Smash Bros. Brawl foi elogiado pelo crítico por sua jogabilidade divertida e fácil de aprender, sua pura densidade e a atenção colocada na representação de suas franquias em destaque. No entanto, deixou muitos fãs da série, particularmente seu aspecto competitivo, decepcionado. As mudanças feitas na jogabilidade do corpo a corpo diminuíram consideravelmente o ritmo do jogo e existiam problemas graves de equilíbrio, o que resultou na cena competitiva do jogo se tornando inativa no início de sua vida. Para corrigir esses problemas, os jogadores recorreram à modificação. Entre os vários mods criados, estava o Projeto M, um mod que, a princípio, pretendia fazer com que a briga se sinta mais como seu predecessor corpo a corpo, e mais tarde se tornou para se tornar muito mais distinto de qualquer jogo da série. O Projeto M reuniu uma cena competitiva de tamanho decente até o ponto em que foi reproduzido em grandes torneios junto com os jogos oficiais, mas seu desenvolvimento acabou sendo encerrado em 2015.

Apesar disso, Brawl é o jogo de oito mais vendidos no Wii, tendo vendido 13,29 milhões de unidades em março de 2018. É frequentemente considerado o melhor jogo Smash Bros. para jogo casual ou um jogador.