
Sobre o Jogo
Sword of Mana, originalmente lançado no Japão como Shin'yaku Seiken Densetsu (新約 聖剣伝説 聖剣伝説, "Legend of the Sacred Sword: The Novo Testament"), é um jogo de role-playing de ação de 2003 desenvolvido pela Square Enix e Brownie Brown e publicado pela Square Enix e Nintendo para o Game Boy Advance. É um remake aprimorado do jogo Game Boy Game Final Fantasy Adventure, que foi lançado como Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden no Japão e mística na Europa. Final Fantasy Adventure é o primeiro jogo da série Mana, e Sword of Mana é o quinto jogo lançado na série. Situado em um universo de alta fantasia, o jogo segue um herói e heroína sem nome, enquanto eles procuram derrotar o Lorde das Trevas e defender a árvore de mana de inimigos que desejam usar mal seu poder.
Enquanto incorporava elementos de jogabilidade do jogo original e geralmente seguindo o mesmo enredo, a Sword of Mana tem uma nova mecânica de jogabilidade e uma história muito mais envolvida. Ele remove os elementos da série Final Fantasy presente no jogo original como uma manobra de marketing, adicionando elementos de jogabilidade e estilos artísticos de jogos posteriores na série. O enredo é modificado para permitir que o jogador siga as histórias paralelas do herói ou da heroína, e a história de fundo e o diálogo são expandidos do original. O Sword of Mana foi produzido pelo criador da série Koichi Ishii, dirigido por Takeo Oin, e amplamente desenvolvido por funcionários de Brownie Brown que já haviam trabalhado na série da Square.
O jogo recebeu críticas fracamente positivas dos críticos. Os revisores elogiaram os gráficos do jogo, bem como seus aprimoramentos na versão original. Eles geralmente desprezavam a trama, mesmo com aprimoramentos, e elementos não gostavam da jogabilidade, especialmente o aliado controlado por computador. Os críticos recomendaram o jogo principalmente para os fãs do gênero ou da série.